Meia Noturna de Curitiba

Rolou ontem, 22/set, a primeira edição da Meia Maratona Noturna de Curitiba. Um desafio e tanto para a SMELJ na organização, principalmente porque o trajeto bloqueava importantes ruas da cidade, num dia e horário bem complicado. Pior pra quem precisou passar pela Manoel Ribas em direção à algum casamento, pois certamente se atrasou!!

Para os corredores, em alguns momentos foi bem complicado dividir espaço com os carros, mas os mais de 2 mil inscritos desfilaram pelos 21km sem maiores prejuízos. O percurso foi desafiador, sem dúvida uma boa preparação para a Maratona de Curitiba. Subidas longas e com grau de inclinação alto, descidas também e não menos difíceis e perigosas! O final dentro do Parque Barigui foi tenso!! Aquela sensação de que estava quase acabando quando terminava a descida da Candido Hartmann, mas na verdade ainda restavam 2 kms que pareciam não ter fim. E a voltinha debaixo da ponte nova? um pesadelo, quebra total de ritmo.

Galera G5 pós prova!

A galera G5 foi bem representada e mesmo sendo dia de curtir a prova e poupar para os treinos da maratona a galera pegou pesado e vieram vários recordes!!

THOMAS GUIDO ITO – 01:34:44 (Sétimo na categoria)
GUILHERME HORST – 01:36:37
GUSTAVO NOGAS – 01:44:59
MARCIO LUIZ VILELA – 01:45:56
PAOLA SPREA CARRIJO – 01:51:30 (Segunda na categoria)
LUIZ FRANCISCO DE SOUZA – 01:55:52
LEONARDO AUGUSTO NASCIMENTO – 01:56:30

Paola - Segunda na categoria

Confira o resultado GERAL, e das CATEGORIAS.

Maratona de Curitiba 2012

O evento mais desafiador da cidade está chegando!! Faltam pouco mais de 2 meses para a Maratona Caixa de Curitiba, que será realizada no dia 18/nov. Além da distância oficial do 42195m, a prova conta com a disputa dos 10km, e caminhada de 5km. As inscrições estão rolando até o dia 11/nov, e o custo é de R$ 70,00!

A galera G5 já está treinando para a prova, que promete ser um dos maiores desafios de suas vidas!!! A preparação envolve mais de 3 meses de treinamento, programando um aumento gradativo no volume semanal de treino (km/semana), assim como aumento nas distâncias percorridas em cada treino através dos treinos longos (famoso longão). A preparação base se encerra no longão de 28km, daí por diante cada atleta seguirá uma planilha específica de acordo com sua necessidade e seus objetivos na prova. Talvez o grande desafio para todos seja completar a prova sem caminhar, mas muitas vezes a caminhada pode ser utilizada como uma estratégia para se completar a prova com tranquilidade (ou com menos sofrimento).

O Prof. Guilherme, que completou a Maratona de Curitiba em 2010, comentou sobre a experiência: “Em 2010 não fiz uma preparação adequada e o corpo não resistiu, tive que caminhar durante alguns quilômetros, quase desisti, completei a prova exausto em 4h46min”. Ele comentou ainda que até os 28-30km se sentia bem, mas de um instante pra outro as dores e câimbras vieram e atrapalharam tudo. “No começo é muito importante você se controlar e procurar correr dentro da programação e do ritmo de treinamento. Alguns segundos a menos por quilômetro podem acarretar numa fadiga insuportável no final da prova”.

Durante as próximas semanas você poderá acompanhar aqui a rotina de treinos, fotos e o depoimento dos “malucos” G5 que irão encarar esse desafio!!

Curtiu? Vem com a gente!! Keep Running!

Estratégias de Prova

Ritmo?! Tática?! Estratégia?! Se você é daqueles que simplesmente vai pra prova e corre, pare um momento e leia com atenção essa matéria!!!! Sem dúvida a corrida de rua vem crescendo muito, a cada dia mais e mais pessoas correndo, e mesmo aqueles que ainda estão naquele ritmo de fartlek (corre/caminhada) estão frequentemente participando das provas por aí.

Mas e aí, você tem uma estratégia pra correr? Não sabe?! Vamos demonstrar agora algumas maneiras de se programar uma prova, são táticas e estratégias que podem lhe ajudar a conquistar recordes e até a vencer desafios que você não imaginava conseguir. Antes de mais nada, o primeiro passo para se definir uma tática de prova é conhecer o percurso e sua altimetria, identificar se há trechos de asfalto, areia, grama, etc., em quais quilômetros estão as principais/piores subidas e descidas e ter consciência da sua capacidade, do seu ritmo de treino e de qual é o seu objetivo. Facilita muito se você tiver equipamentos adequados como frequencímetros, cronometro, gps, etc.

Definido isso, você pode brincar com as táticas abaixo, sendo os gráficos baseados no pace (min/km) (as nomenclaturas foram definidas pelos professores da G5, em outros sites ou artigos você pode encontrar as mesmas táticas com outros nomes):
– Tática Parábola ou U invertido: talvez a mais usada entre os corredores, consiste em largar forte, normalmente num ritmo mais forte do que normalmente se treina. Gradativamente, com o cansaço o ritmo vai caindo e a pessoa diminui o passo para se recuperar da largada forte. Chegando mais próximo do final da prova, já recuperado, a pessoa aperta o passo novamente e acelera. Essa tática pode ser usada também em provas com subidas longas no meio da prova.
Tática Parábola G5

– Tática de Ritmo: uma das mais difíceis de ser feita, consiste em definir um ritmo fixo e tentar mantê-lo durante toda a prova. Indicado para aqueles que contam com auxílio de GPS ou para provas planas. É a preferida pelos Prof G5, pois faz com que a pessoa se concentre apenas na sua prova e no seu ritmo proposto, deixando de lado aquela empolgação da largada ou da chegada e se esforçando mais em subidas.
Tática de Ritmo G5

– Tática Sprint Final: você deve correr controlando seu ritmo, procurando guardar energia e fôlego para o final. Normalmente o início da prova deve ser num ritmo mais leve que seu ritmo normal de prova para acelerar TUDO no final. Não indicada para provas que terminam em subidas.
Tática do Sprint Final G5

– Tática Zig Zag ou Intervalada: não é muito comum de se utilizar em provas, na verdade você acaba transformando a prova num treino pegado!! Pode ser utilizada em provas com grande variação de altimetria, e até em busca de recordes. Você pode não conseguir manter um pace de 4:15 durante toda a prova, mas pode fazer uma variação de modo que o ritmo final seja menor que 4:15 como no gráfico.
Tática Zig Zag G5

– Tática Velocidade Regressiva: Você larga com tudo e vai tentando manter o ritmo, com o cansaço o ritmo vai caindo e gradativamente até o final da prova seu pace vai aumentando e a velocidade diminuindo.
Tática Velocidade Regressiva

– Tática Velocidade Progressiva: ao contrário da anterior, nessa você larga controlando o ritmo, mais leve que o de costume, e com o passar dos quilômetros vai aumentando a velocidade gradativamente. Usada normalmente por quem está lesionado ou voltando de lesão, inicia a prova com receio ou insegurança e aos poucos vai se soltando.
Tática Velocidade Progessiva G5

E aí, qual a sua preferida? Deixe seu comentário e nas próximas corridas experimente!

G5 Esportes – Sua melhor escolha!

Circuito Infantil SMELJ 02/set

No último domingo foi realizada a terceira etapa do Circuito Infantil de corridas de rua. A galerinha G5 estava lá no Parque Náutico para participar e curtir o dia de sol. As provas tiveram início as 9h. Parabéns aos participantes, Carol, Diego, Guilherme, Danilo, Victor e Vinicius. Dia 21 de outubro, no Parque Barigui teremos a quarta e última etapa, os treinos não podem parar. Parabéns também aos pais dos alunos e ao Prof Guilherme por incentivarem essa prática desde cedo.

Acompanhe algumas fotos do evento:

Adidas Primavera

Uma multidão largou no último domingo na etapa da Adidas Primavera. Com 12 minutos de prova, o primeiro colocado já apontava na reta da Av. Victor Ferreira (passando o Colégio Militar), e ainda tinha gente largando. Mais de 6 mil pessoas presentes e aquela bagunça gostosa de sempre!

Parabéns à todos que participaram e já vai se preparando!! Dia 2 dezembro tem a última etapa, a de verão, pra completar o circuito!! vai ser uma grande festa!! Vem com a gente!

Resultados galera G5:
10k
Paola Sprea Carrijo 00:52:31
Marcio Luiz Vilela 00:43:23
Juarez Telles Netto 00:46:28

5k
Maria Luiza Nogas 00:33:29
Bárbara Schausteck de Almeida 00:26:49
Wilson de Oliveira Junior 00:23:16
Leonardo Saragiotto 00:24:13
Fernando Cesar Borges 00:32:06
Juliano Marques de Souza 00:36:13
Luiz Francisco de Souza 00:39:06
Gustavo Nogas 00:48:28
Anderson Duran 00:48:29

Confira algumas fotos: