Minha Vida e a Corrida – com Malu Nogas

Confira a segunda edição da “Minha Vida e a Corrida”. Acompanhar depoimentos reais dos nossos alunos e quem sabe não se anima a começar a treinar?!
Malu
Nome: Maria Luiza Nogas
Apelido: Malu
Categoria: 55-59

– Descreva um breve resumo “você x atividades físicas”:
Pratiquei hidroginástica durante 15 anos, mais por necessidade de estar fazendo alguma coisa do que por realmente gostar. Em 2010, parei temporariamente, para elaboração de trabalho de conclusão de curso de uma nova graduação que fiz, e não voltei.

– Como começou a relação “você + corrida”, e quando foi?
Minha relação com a corrida começou dentro de casa, mas eu ainda não sabia. Eu via meu filho sair para treinar, treinar, correr… E quando ele dizia que foi “correr” eu não conseguia imaginar a dimensão do que era uma corrida. Um dia, ele me inscreveu numa caminhada da SMELJ e então, vi as pessoas correndo. Um bando de loucos, pensei. Depois, outra caminhada (do SESC).
Em maio de 2012, para a estreia da Tenda G5, ele me inscreveu no Circuito da Lua Cheia. Eu achava que era para mais uma caminhada. Mas… não tinha caminhada. Foi dada a largada. Minha nora também estava e iniciamos num trote leve. Logo, ela falou que ia acelerar e foi. Eu fiquei para trás. E fui, no maior sufoco. Sentia todo tipo de dor, todo tipo de medo. Até medo de cair ou ser “atropelada” por alguém, pois, por entre as árvores era muito escuro. Para mim, parecia uma boiada desembestada. Enfim, a linha de chegada. E cheguei “viva”. Quando vi o resultado, eu nem era a última da categoria?! O tênis que usei não era de corrida, a calça também não. Como estava muito frio, estava com cacharrel preta por baixo da camiseta. Resumindo: quase morri de calor.
Meu filho falou que eu precisava treinar (mas eu nem estava pensando em continuar). Mesmo assim, comprei um tênis. Consegui fazer um único treino (G5, é claro) e lá fui eu para a próxima Corrida da Lua. Subi uma posição, pareceu-me um sonho.
Consegui fixar um dia de treino por semana e procurava não faltar. Fui melhorando e já não sentia tantas dores. Além da Corrida da Lua mensal, fui timidamente, participando de algumas provas. E o gostinho de querer mais foi tomando conta de mim.
Participar de 08 etapas da Corrida da Lua e conseguir o segundo lugar na categoria foi muito especial.

Malu 2 Foto: Luizz

– Quais suas maiores dificuldades no início?
Misto de medo, insegurança, de achar que já não tinha mais idade para começar e outros detalhes já citados acima.

– O que mudou na sua vida nos últimos 12 meses por causa da corrida?
A Corrida me propiciou mais qualidade de vida. O ambiente livre, parques, bosques, conhecer pessoas, lugares não tem preço. Mais preocupação com meu próprio bem-estar para estar sempre bem para poder correr.

– O que a corrida representa hoje na sua vida?
A corrida representa a oportunidade de vislumbrar novos horizontes, de buscar sempre a melhoria contínua, de não fraquejar diante dos obstáculos e das adversidades, de ousar sonhar com o impossível.

– Qual foi sua primeira prova e o tempo?
51ª etapa do Circuito da Lua Cheia, em 09/05/2012 em 36:15 (ritmo 8:25) – (108º de 137)

– Qual foi a última prova e o tempo?
62ª etapa do Circuito da Lua Cheia, em 24/04/2013 em 25:36 (ritmo 5:57) – (37º de 197)

– Bate pronto:
Ritmo = buscando o equilíbrio
treinos = necessários e indispensáveis
5km = tímidos ainda
10km = meta arrojada
melhor prova = a próxima
clima = temperado
dores = superação
pensamento quando corre = Com a graça de Deus, eu vou conseguir!

– Uma mensagem para aqueles que ainda estão com preguiça de treinar:
Se você está lendo estas palavras, já está no caminho. Mas não fique apenas na curiosidade. Saia do sofá e venha treinar conosco. Eu garanto que sua vida nunca mais será a mesma.

Valeu Malu! Dando sequência a nossa série e falando bonito! É isso aí, TODOS podemos, é só COMEÇAR! Gostou? Deixe um comentário. Se animou? Para de arranjar desculpas e vem treinar com a gente!