Dicas de Corrida 2-Metas e Objetivos

Por que você corre? Por que vai para a academia? Quais são seus objetivos? O que almeja para os próximos meses? Se não soube responder confere esse post, e veja se a partir de agora torna isso parte da sua rotina!

2. É muito difícil montar um planejamento de treinos para um atleta que não tem metas e objetivos definidos! Essa pessoa normalmente se inscreve em diversas provas (muitas vezes nem avisa que se inscreveu), faz corrida de rua, na outra semana em trilhas, cada prova com uma distância diferente, e acaba não se dedicando aos treinos como poderia, e nem evoluindo nas provas. Para um bom planejamento, é necessário que você defina qual seu objetivo a longo prazo, com algumas metas a curto e médio prazo, e que defina uma prova específica para alcançar esse objetivo! Saiba dar tempo ao tempo, lembre: TREINO é TREINO e JOGO é JOGO (no caso corrida ;D). A PROVA ALVO vai dar a possibilidade de o treinador planejar e adaptar caso necessário sua rotina de treinos, o volume e intensidade de cada treino, semana e mês. Procure reservar de 2 a 4 meses de treinos até sua prova alvo.

Erros comuns que você NÃO precisa cometer:
– Deixar para iniciar os treinamentos muito próximo do evento: vai prestar um concurso que exige prova física? Não comece a treinar apenas quando for aprovado na prova teórica. Dedique-se a isso o quanto antes! Estar bem fisicamente pode inclusive te ajudar na parte teórica.
– Treinar sempre o que o teste ou prova exige: não é porque você tem um teste de 2400m em 12min que você vai repetir isso em todos os seus treinos. Um maratonista não corre 42km todos os dias!! A variação de estímulos, intensidades e distâncias é essencial em qualquer planejamento.
– Não seguir o planejamento no dia do evento: Se seu objetivo é X e você se preparou para isso de maneira X, não queira inventar e fazer Y! Tenha foco no seu objetivo, no seu ritmo, siga seu planejamento! Isso acontece todos os dias nas provas de corrida pelo mundo todo, a pessoa treina para fazer uma prova de 10km em 50min, mas larga correndo a 4min/km, chance gigante de quebrar e não conseguir o objetivo.
– Não caminhar em treinos: tem pessoas que só querem correr, que acham que caminhar é “feio”, “ruim”, “vergonhoso”, etc… mas saiba que a caminhada faz parte da rotina de treinos SIM! Seja em treinos intervalados ou fartleks, seja num treino regenerativo, e principalmente para que os estão iniciando na corrida.
– Treinar forte demais: seu treinador deve definir a intensidade correta que você pode fazer em determinados tipos de treinos e provas, visando uma evolução segura e com qualidade. Se você quer correr seus primeiros 10km abaixo de 40min (4:00min/km), não faça tiros em intensidade máxima (1km a 3:10min/km por exemplo), isso é desnecessário e um risco enorme de se lesionar.

Prof. Gustavo Nogas – CREF 12.986-G/PR
G5 Esportes – Curitiba/PR
#Corrida #Funcional #Kettlebell

📷 Meia Maratona de Buenos Aires 2017 – Prof Gustavo escolheu como a PROVA ALVO do ano de 2017, estava voltando de lesão no ano anterior e focou naquele único objetivo, fazer os 21km abaixo de 1h18! O planejamento durou 6 meses, com controle do volume, intensidade, descansos, procurando chegar no auge no dia da prova. A prova foi impecável, e mesmo com o clima adverso com muita chuva e vento, fechou a prova em 1h17m16s (mais de 3min melhor que o recorde anterior!), TOP 100 entre mais de 15mil inscritos. 🏃🏃🏃💪💪💪🙏🙏🙏

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s