Maratona – A Preparação

Cada esporte tem seu desafio máximo, seus obstáculos, e na corrida não é diferente. O mais tradicional desafio de longa distância é a Maratona. Historicamente acredita-se que a distância de 42.195m surgiu após uma situação um tanto trágica, na qual o percurso foi percorrido por um mensageiro que veio a faceler após completar a distância. o.O Já parece coisa de maluco?!? Bom, hoje em dia temos mais condições para completar este percurso e pra quem inicia um treinamento de corrida, rapidinho começa a somar quilômetros e sonhar com a temida Maratona! Pra quem não corre é até difícil de imaginar o que são os 42,2 km. E pra quem corre fica aquele pensamento mais competitivo, como pode alguém fazer essa distância em menos de 2h10min?!? É, não adianta comparar, isso é só pra elite mesmo.

Mas e você, já pensou em correr uma Maratona? Pois bem, vamos reunir neste post algumas dicas importantes sobre a preparação, e também a programação para a galera G5 que irá encarrar a Maratona de Curitiba 2013!

A primeira dúvida que surge normalmente é: qual o ritmo ideal para realizar a prova? Nossa indicação é que o atleta realize sua primeira Maratona num ritmo cerca de 50 a 70 seg/km mais lento que o ritmo de prova dele nos 10km, ou seja, se completa os 10km hoje em 45min (ritmo de 4:30 min/km), deverá iniciar a preparação para fazer a Maratona num ritmo de 5:30 min/km (completaria a prova em aprox. 3h52min). De acordo com a evolução nos treinos pode-se reprogramar a previsão de tempo para a Prova, por isso é fundamental seguir a orientação de profissionais.

Qual o volume semanal de treinos? Bom, nós trabalhamos de acordo com o nível de cada atleta, além de considerar a disponiblidade para os treinamentos e a rotina diária de trabalho. A preparação vai variar de 3 a 6 meses dependendo do nível do atleta, e poderá ter de 30 à 65km por semana de corrida. Para atletas mais experientes, ou que querem melhorar seu tempo numa Maratona, o volume de treinos pode ser maior, chegando a 75km ou mais na semana.

Confira abaixo a programação de datas e distâncias para os treinos longos que iremos realizar na preparação para a Maratona de Curitiba 2013:
– 20km. Check. Realizado no fim de semana de 10/ago.

– 24km. Check. Realizado no fim de semana de 24/ago (confira como foi: CLIQUE AQUI).

– 28km. Programado para o próximo dia 7/set, sábado, com percurso de nível médio (http://www.linhadechegada.com/Eventos/275994/Percurso/).

– 32km. 21/set

– 37km. 05/out

– 32km. 26/out

MARATONA!! 42.195m – 17/nov Keep Running.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s