Está com seus exames em dia?!

Se você ainda não sabe, ficará sabendo através dessa leitura da grande importância em manter consultas médicas regulares quando se é atleta (independente se profissional, amador, ou de final de semana)!! A realização de atividades físicas é essencial, irá trazer benefícios diversos a sua saúde e qualidade de vida, porém, assim como é extremamente importante buscar orientação profissional para a prática dessas atividades, também é importante saber se seu corpo está funcionando corretamente.

Nossa indicação, é que pelo menos 1 vez ao ano você passe por uma bateria de exames com um cardiologista, e faça também os exames de sangue. Desde que iniciamos os trabalhos de treinamento, indicamos a Clinica do Joelho, para consulta com o Dr. Marcelo Leitão, que tem anos de experiência com atendimento a eventos esportivos, além de ter trabalhado em grande clubes de futebol com atletas profissionais. (Av Getulio Vargas, 3066 – Agua Verde, Curitiba – PR – Telefone: (41) 3026-5458).

Rotina da consulta
O primeiro passo será uma consulta, o médico irá perguntar sobre seus hábitos, sobre sua regularidade e quais atividades físicas você faz, fazendo uma anamese inicial do paciente. Iraí solicitar os exames de sangue e mais algum outro caso julgue necessário. Num segundo momento (normalmente numa segunda consulta), serão feitos os exames físicos, primeiro o eletrocardiograma em repouso, para verificar as funções do coração, e depois você será submetido ao teste de esforço, conhecimento também como ergoespirometria. Este teste normalmente é realizado na esteira, porém se você é atleta de ciclismo por exemplo, poderá solicitar ao médico que faça o teste na bicicleta.

Se você está fazendo o teste pela primeira vez, provavelmente sentirá algum desconforto com a máscara de oxigênio, ou até com a esteira (caso não seja acostumado a correr em uma). Além dos cabos e sensores para o controle das funções cardíacas (assim como no repouso), você utilizará uma máscara para controlar seu consumo de oxigênio durante a atividade. O teste pode ser feito com diversos protocolos diferentes, porém aconselhamos que seja feito com a esteira sem inclinação e com aumento gradativo da velocidade.

O teste
O médico irá programar a esteira de acordo com sua condição física atual (observada na primeira consulta). A ideia é que o teste inicie em baixa velocidade (para alguma pessoas caminhando), e a velocidade da esteira vá aumentando gradativamente. O seu objetivo é alcançar o esforço máximo que conseguir, para que possa obter os reais parâmetros fisiológicos. Então é importante fazer o teste descansado e sem lesões.

Ao final, você terá em mãos dados muito importantes que poderão ser utilizados pelos profissionais de educação física para prescrever as atividades físicas com mais segurança. Os principais dados são:
Frequência Cardíaca (FC) em repouso, FC máxima, VO2 máximo, Velocidade Máxima, Limiáres ventilatórios (L1, L2) e seus respectivos VO2 e velocidade, e principalmente se todas as funções do seus organismo estão funcionando perfeitamente, deixando-o apto a praticar atividades físicas.

Dando o exemplo
Desde a época da faculdade, o Prof Gustavo realiza periodicamente os testes de esforço, buscando não só manter a garantia de que está tudo bem com o coração e o organismo, mas também para acompanhar a evolução do condicionamento físico com a sequência de treinos. Esse acompanhamento é muito simples, e você mesmo pode fazer se guardar os laudos de cada teste que fizer. Na consulta realizada no início de 2016, mesmo estando ainda na fase de base (preparação para o ano), ele pôde observar uma melhora nos limiares com relação a consulta de 2015.
2015 – 2016
Vel. L1 – 14,8 km/h – 15,5 km/h
FC L1 – 161 bpm – 162 bpm
Vel. L2 – 17,4 km/h – 18,0 km/h
FC L2 – 175 bpm – 173 bpm

IMG_1107

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s